Acessibilidade
Contraste:
Tamanho do texto:
Acessível em libras: Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.

Feira do Empreendedor 2021 mostra como empresas de alimentação podem se destacar da concorrência

26/10/2021

A empresária Janaína Rueda foi uma das participantes desta terça (26) e falou sobre os ingredientes de sucesso para 2022; evento 100% online e gratuito acontece até esta quarta (27)

Chef e proprietária do Bar da Dona Onça e de outros quatro empreendimentos no Centro de São Paulo, Janaína Rueda abriu a tarde de palestras desta terça-feira (26) da Feira do Empreendedor 2021. O foco era como se destacar da concorrência e Rueda mostrou que conhecer bem seu público-alvo, a região do seu ponto comercial e trabalhar com alimentos de boa procedência são ingredientes de sucesso para 2022.

A empreendedora contou um pouco de sua história na cozinha e de sua relação com o Centro de São Paulo. Nascida na região, Rueda explicou que a conexão com o bairro é fator determinante para o sucesso de seus empreendimentos. “Eu acredito, tenho enraizado dentro do que penso, que o grande sucesso vem das grandes conexões. Busque conhecer cada pedacinho do lugar onde você está abrindo seu negócio. Viva intensamente o local. Não adianta investir em um bairro apenas por ser moda. Faça parte da história dessa região”.

De acordo com Janaína Rueda, viver o local faz com que empreendedores e empreendedoras passem a conhecer os desejos daquele público, além de facilitar a busca e a atenção pelas tendências de mercado. Na área de alimentação, há uma movimentação na busca por ingredientes orgânicos, substituindo os industrializados. “Uma vez que você aprende a comer uma comida mais natural, genuína, dificilmente vai conseguir comer uma comida industrializada, pois o paladar vai evoluindo com o tempo”, comenta. “Da onde vem as carnes? As hortaliças? Os vegetais? Isso tudo é importante para que o seu negócio dê certo”, completa.

A empresária não deixou de lado a pandemia de Covid-19. Rueda citou o quão dinâmico é o mercado de alimentação e que agora não adianta chorar o leite derramado, mas sim pensar num novo momento, na evolução da cozinha no mercado brasileiro. Destacou, ainda, que crises vão acontecer sempre, por vários motivos, mas que quem empreende sabe os riscos que corre e precisa aprender com eles.

“É sempre bom pensar em vários tipos de mercado. Eu não trabalhava com delivery e a pandemia me trouxe essa possibilidade, já que a gente não conseguia vender comida de outra forma. Hoje temos um novo negócio só focado em delivery”, afirma. “Tudo o que aprendemos nessa pandemia é válido. Não tenha vergonha se precisou fechar as portas ou diminuir a sua atuação. Eu já fechei também. Não se preocupe com o que vão falar de você, mas sim com a sua felicidade, a sua luta e a sua resiliência. Recomeçar também faz parte do empreendedorismo”, conclui.

Aulas show e bate-papo

As pessoas participantes ainda contaram com três aulas show e um bate-papo descontraído para fechar o dia. Na primeira aula da tarde, a consultora de negócios Natália Solano falou sobre o desperdício no segmento de alimentação e como acabar com esse mal usando Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e Fichas Técnicas dos pratos disponíveis. Na segunda, a consultora Thalita Medeiros mostrou como uma empresa pode brilhar na internet usando estratégias de marketing digital e as redes sociais. Já na terceira aula show, a consultora Michele Divino abordou sobre a importância da inteligência emocional na gestão de uma empresa.

Por fim, o bate-papo reuniu empreendedoras como a CEO da PackID, Caroline Dallacorte, a idealizadora e sócia da Dona Conserta, Cecília Bona, e a idealizadora e diretora da Amor&Co, Paula Garcia, para falar sobre a “síndrome de impostora”, mostrando o que é e como evitar, tudo sob a mediação da apresentadora Helen Ramos.

A Feira do Empreendedor 2021 teve início no último sábado (23) e ocorre até esta quarta-feira (27). As inscrições seguem abertas e podem ser feitas pelo site www.feiradoempreendedor21.com.br. A programação desta quarta também está disponível no portal.

Platina
Diamante
Ouro
Expositor Especial
Sala de Conteúdos