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Novidade na FE23: Microfranquia Maria Gasolina Express – minimercados autônomos gourmet para condomínios residenciais e empresariais

28/09/2023

Microfranquia Maria Gasolina Express: com investimento a partir de R$ 35 mil, loja de conveniência gourmet para condomínios não exige dedicação exclusiva do franqueado e nem funcionários

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Com mais de 100 franquias, a marca nasceu em 2005 e começou a franquear em 2019. A alta lucratividade é um dos atrativos do negócio: o franqueado coloca no bolso entre 20% e 25% do faturamento todos os meses.

A MARIA GASOLINA EXPRESS – marcará presença como expositora, representando um dos setores que mais cresce no franchising atualmente: o da conveniência.

A Maria Gasolina Express é uma oportunidade de negócios diferente e lucrativa. Quem já viu um pequeno espaço de vendas instalado num canto esquecido de um condomínio, com alguns produtos sem-graça, encanta-se ao se deparar com a loja de conveniência Maria Gasolina Express, que tem mais de 100 franquias distribuídas em condomínios e empresas.

A Maria Gasolina conta com um mix de produtos com cerca de 1.200 itens diferentes disponíveis para implantação de acordo com a demanda e tamanho de loja, muito bem-dispostos em um lindo layout. Mas o espaço vai além de um minimercado: ao oferecer serviços como área de convivência, wi-fi, ar-condicionado, micro-ondas e forno elétrico aos clientes, a Maria Gasolina Express tornou-se um ponto de encontro para moradores (nos condomínios residenciais) ou colaboradores (nos condomínios empresariais) onde está instalada. “E é justamente essa a nossa intenção: ter um espaço super agradável para os condôminos, que podem usufruir dele e não só pensar em sua existência quando falta um item emergencial”, diz Dejair Benetti, fundador da marca.

A missão da Maria Gasolina Express

Dejair Benetti conta que a Maria Gasolina Express iniciou sua expansão justamente na pandemia, quando as pessoas passaram a trabalhar em casa e A Maria Gasolina Express está em um segmento em franca expansão: o de lojas de conveniência gourmet, também chamadas de micro market, que podem alcançar mais de 22 milhões de residências no Brasil – número de imóveis alocados em condomínios.

Os números do setor ainda são incertos, mas as empresas que oferecem franquias acreditam que existam 421 mil pontos, entre condomínios residenciais e empresariais, que podem se beneficiar com um empreendimento como o da Maria Gasolina Express. “E ser um franqueado de uma loja de conveniência gourmet não exige alto investimento e nem dedicação exclusiva”, diz André Silva, diretor de Expansão da marca.

Ele comenta que a Maria Gasolina Express formatou 2 modelos de franquia que já são evidências de um negócio de sucesso:

1) Maria Gasolina Quiosque – Microfranquia destinada a condomínios abaixo de 120 moradias ou empresas com menos de 200 colaboradores. O modelo foi desenvolvido para áreas edificadas seguindo em sua essência a padronização na instalação.. O Franqueado recebe um kit e toda orientação para montar a sua loja que conseguindo montá-la em 1 dia de trabalho. Até mesmo a parte elétrica é padronizada. Neste modelo, a taxa de franquia é de R$ 12 mil, mas o Franqueado pode reduzir este valor adquirindo um pacote de franquias. Por exemplo, caso o Franqueado compre 5 franquias modelo Quiosque de uma vez, a taxa de franquia de cada uma cai para R$ 7 mil. Assim, nesse pacote, o Franqueado pode montar uma loja Maria Gasolina quiosque investindo apenas R$ 35 mil.

2) Maria Gasolina Express - Microfranquia destinada a condomínios verticais e horizontais acima de 120 moradias ou empresas com mais de 200 colaboradores. Se o condomínio ou empresa possuir uma área edificada adequada, projetamos a loja para ocupar este espaço. Caso não haja, instalamos a loja em containers climatizados construídos no local com paredes termo acústicas pintadas eletrostaticamente. Sempre com acabamento de primeiríssima qualidade.

O modelo Express possui 4 valores de taxa de franquia - R$ 12 mil, R$ 24 mil, R$ 36 mil ou R$ 48 mil –, dependendo de alguns fatores como: número de moradias ou colaboradores, se é condomínio horizontal ou vertical, se tem comércio próximo ou não, se a loja será em área edificada ou container, entre outros fatores.

Neste modelo, o investimento total do franqueado para montar uma loja, incluindo taxa de franquia, varia entre R$ 55 mil e R$ 260 mil, dependendo do tamanho da loja e se esta ocupa uma área edificada ou necessita de um container.

 

Como funciona a franquia Maria Gasolina Express

A franqueadora Maria Gasolina Express apresenta ao franqueado uma excelente estrutura para suporte. Uma equipe comercial da própria franqueadora capta condomínios e empresas que podem se interessar em ter a loja de conveniência em seu ambiente e, então, o contrato é oferecido ao franqueado. “Caso o franqueado já tenha um empreendimento em vista, nós o avaliamos e, sendo ele viável, poderá se tornar nosso parceiro. Mas oferecemos essa captação em paralelo aos franqueados uma vez que temos bastante expertise no assunto”, diz Rodrigo Benetti, sócio-fundador da marca, responsável pela área de Relacionamento com os Franqueados.

A mesma equipe também negocia com o condomínio o contrato de entrada da marca – há casos em que existe % sobre o faturamento da loja que serão gerados a partir de sua instalação, mas esse costuma ser o único valor que a franquia paga para usar o espaço.

Após escolher o ponto que se adequa ao seu investimento, o franqueado montará a loja com o suporte total da franqueadora. Todas as unidades da Maria Gasolina Express oferecem um mix de aproximadamente 1.200 produtos, itens diferentes disponíveis para implantação de acordo com a demanda e tamanho de loja. “A ideia é que o cliente encontre uma loja bem completa, com reposição de estoque constante e itens que a tornem diferenciada”. O cliente também conta com o atendimento SAC para sugestão se necessário, explica Antônio Barbosa, sócio-fundador da marca, responsável pela área Comercial da empresa.

Após a inauguração, cabe ao franqueado fazer a gestão da loja, que é bastante simplificada: por meio de um software próprio, ele consegue verificar seu estoque, que mostra o que foi vendido e precisará ser reposto. As estatísticas também lhe mostram quais são os produtos de mais saída, ticket médio e outros dados que o ajudam a compor o melhor mix de produtos para sua loja nunca ficar desabastecida. A partir daí, cabe a ele fazer as compras, abastecer a loja e verificar a validade dos produtos e organização.

Maria Gasolina Express não exige funcionários e, ainda, atende também quem quer manter outra atividade profissional

Antonio Barbosa diz que a operação super simplificada da Maria Gasolina Express faz com que a marca atraia empreendedores que desejam manter outros negócios ou uma atividade profissional paralelamente. “Não exigimos dedicação exclusiva por ser um modelo de negócio de autoatendimento”.

Por outro lado, a rentabilidade do negócio é alta e já há quem prefira tornar a franquia Maria Gasolina Express como sua única atividade, investindo em mais de uma franquia. “Nosso negócio entrega entre 20% e 25% de lucratividade.”, diz o empresário.

A história da Maria Gasolina Express

Há 30 anos, Dejair Benetti atua no comércio, no segmento de postos de gasolina e lojas de conveniência. E, em 2005, fundou a marca Maria Gasolina Express, uma rede de lojas de conveniência que nasceu justamente em postos de gasolina.

Seu filho, o economista Rodrigo Benetti, atuava em uma multinacional e, por isso, viajava constantemente. “A Maria Gasolina crescia e convidei o Rodrigo para se juntar ao projeto. Ele trouxe todo o seu conhecimento, adquirido tanto no mercado, como executivo, quanto nos cursos universitários e extracurriculares, para que profissionalizássemos ainda mais a operação”, lembra Dejair.

A ideia da franquia Maria Gasolina Express, para condomínios, veio em 2019 e, com ela, a experiência de Antônio Barbosa. “Eu já conhecia o Dejair e trouxe para a Maria Gasolina Express tanto a tecnologia necessária para a operação quanto outras experiências empresariais, afinal, já fiz um pouco de tudo, profissionalmente falando, inclusive fui franqueado de uma rede de escolas”, lembra Barbosa.

A tecnologia citada pelo sócio-fundador da franquia Maria Gasolina Express foi desenvolvida quando ele implantou justamente uma loja de conveniência de marca independente em um condomínio. “Eu pilotei um negócio parecido com o que oferecemos na Maria Gasolina Express pouco antes de me unir ao Dejair e ao Rodrigo. Ali, a tecnologia surgiu e, com a experiência deles no varejo, fizemos uma bela junção de expertises”, explica Barbosa.

Com o trio formado, foi a hora de expandir. A primeira franquia de condomínio surgiu em 2019, na cidade de Campinas. logo André Silva, um experiente profissional de franchising, foi contratado para trabalhar na expansão da marca, profissionalizando também essa área. “Temos todos os departamentos necessários para dar suporte à rede e fazer com que ela cresça com consistência. É por isso que a lucratividade de nossas unidades franqueadas é alta e temos planos de expansão que incluem todos os estados brasileiros”, apregoa André Silva.

A Maria Gasolina Express mapeou 157 municípios brasileiros relevantes para sua expansão e pretende investir neles nos próximos 5 anos. Em 2023, a meta é fechar o ano com 120 franqueados e o plano de expansão para os próximos cinco anos inclui mais 500 unidades franqueadas.

Perfil

Marca: Maria Gasolina Express
Tipo de negócio: loja de conveniência gourmet para condo
Total de unidades no Brasil: 2 próprias e 115 franqueadas
Investimento inicial: de R$ 55 mil a R$ 260 mil (incluem a taxa de franquia, capital de giro e estoque inicial)
Taxa de franquia: De R$ 12 mil a R$ 48 mil
Capital de giro: De R$ 5 mil a R$ 20 mil
Royalties: 5% do faturamento bruto
Taxa de publicidade: 1% do faturamento bruto
Área mínima: De 6 m2 a 35 m2
Nº de funcionários: não há necessidade de funcionários
Faturamento bruto: média de R$ 40 mil
Lucro líquido: 20 a 25%
Prazo de retorno: média de 12 meses
Prazo de contrato: 4 anos
Apoio ao franqueado: Orientação na escolha do ponto comercial; treinamento operacional ao franqueado e equipe; manuais de gestão; consultaria permanente de operação, técnica administrativa, financeira e operacional, software de gestão, fornecedores homologados.

Telefone: (19) 99741-1878
E-mail: expansao@mariagasolinaexpress.com.br
Site: www.mariagasolinaexpress.com.br
Instagram: @mariagasolinaexpress

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