Depois de 10 anos, empreendedor do Sudoeste Paulista se surpreende com a FE24

Conhecimento, network, tecnologia e grandes parcerias foram destaques na Feira do Empreendedor 2024

16 de outubro de 2024

O Sebrae-SP realizou entre os dias 11 e 14 de outubro mais uma edição da Feira do Empreendedor, que este ano aconteceu no São Paulo Expo. A FE24 contou com um espaço de 52 mil metros quadrados, com 28 atrações distribuídas em seis eixos temáticos e mais de mil espaços de exposição. Foram mais de 440 missões empresariais que levaram empreendedores de todo o Estado para o evento. Mais de 100 mil visitantes passaram durante os quatro dias de feira.

Apenas pelo Sudoeste Paulista foram sete ônibus com empreendedores de 21 cidades. Em um deles estava o administrador de empresas, João Paulino, que ajuda empreendedores a alcançarem melhores resultados através do conhecimento dos seus próprios negócios. “Ofereço sistemas de gestão para os segmentos de alimentação, varejo e distribuição”, conta.

Esta foi a terceira vez que João esteve na feira, a última foi em 2014. “Já faz 10 anos desde a última vez que prestigiei o evento e agora me deparei com uma feira gigantesca, super organizada, bem distribuída, com muitas informações, conhecimento e palestras relevantes para o empreendedor. Realmente foi um sucesso”, confessa.

Segundo o empreendedor itapevense, um dos expositores, com plataforma de e-commerce, chamou bastante a sua atenção e boa parte do seu tempo de visitação foi gasto neste stand.

“Eu me interessei muito por uma empresa que é uma plataforma de e-commerce. Essa plataforma faz a transformação de empresas analógicas para digitais. Ajuda empreendedores que têm uma pequena empresa, a vender pela internet. Eu acho que esse é um caminho sem volta, futuramente muitos empreendedores vão ter que segui-lo e a minha empresa quer se posicionar nesse mercado também. Outro negócio que achei superlegal foi um parceiro do Google Ads, com quem estamos conversando para que eu possa consorciar com essa plataforma para ajudar empresários a terem relevância no Google”, revela.

Atento aos novos recursos disponíveis e com o avanço da tecnologia, João Paulino conta que quando vai a eventos como a FE24, o seu objetivo é sempre buscar parceiros que ofereçam boas propostas. “Quando eu cheguei na feira, o meu objetivo era conhecer o maior número de stands possíveis para saber o que eles estavam oferecendo e saber se poderia acontecer alguma parceria. Eu também me interessei por uma empresa de inteligência artificial para melhorar o aplicativo que nós temos de gestão de atendimento autônomo”, confessa.

“O Sebrae-SP é uma instituição que ajuda muitos empreendedores a encontrar um caminho. Há muito tempo não me relacionava com o Sebrae-SP, mas há uns 30 dias eu fiz uma visita ao escritório de Itapeva e dessa visita surgiu o desejo de ir à Feira do Empreendedor novamente, e eu pude constatar como o Sebrae evoluiu. Agora tenho o desejo de me aproximar e de participar mais dos eventos do Sebrae-SP, porque todo empreendedor deve renovar seus conhecimentos o tempo todo”, explica.

Entre erros e acertos, desistir jamais!

João Paulino é desses empreendedores que não desistem facilmente. Hoje consolidado, ele atende mais de 58 cidades em 11 anos de existência. Entretanto, ele conta que nem sempre foi assim. “Eu tinha saído do meu último emprego e tentei montar uma empresa de pesquisa de mercado, que não deu certo. Queria que ela fosse uma empresa de marketing digital, mas ninguém quis comprar. Depois, a transformei em uma empresa de fabricação de software, junto com alguns sócios, porém não deu certo novamente”.

O empreendedor conta que observava o tio de sua esposa, que é bem sucedido e vende sistemas, e gostaria de ser como ele. “Peguei um sistema dele para representar e adivinha: não deu certo. Fiz duas vendas, mas ambas deram errado. Foi então que apareceu um rapaz no meu escritório me oferecendo um sistema de restaurante e me ofereceu uma empresa de São Paulo para eu ser representante. Entrei em contato com a empresa, era um sistema horrível, mesmo assim abracei e, claro né, não deu certo. Estava totalmente desanimado e então apareceu uma pessoa do Mato Grosso do Sul que me ofereceu uma parceria. Comecei a trabalhar e no primeiro ano consegui seis clientes, no segundo 17 e lá se vão 11 anos e mais de 370 clientes atendidos em 58 cidades”, lembra.

Depois de muitos erros, o empreendedor confessa que está no caminho certo e bastante animado para colocar em prática todo o conhecimento adquirido e as parcerias realizadas durante a FE2024.
“Eu trouxe na bagagem muita coisa boa para aplicar, trouxe algumas experiências e muitos contatos que podem ser maravilhosos. Nesta semana pós-feira, vamos entrar em contato com todas as empresas selecionadas e trabalhar com essas parcerias para aumentar e melhorar o resultado dos clientes que atendemos. Eu trago da feira uma experiência de relacionamento fantástica, que sem dúvidas vai agregar muito ao meu negócio”, finaliza.

Como o Sebrae-SP pode ajudar?

O Sebrae foi criado em 1972 e, desde que iniciou suas atividades, trabalha para estimular o empreendedorismo. Para escolher a ideia de negócios ideal a partir do investimento inicial de que você dispõe ou do segmento de negócios, o Sebrae oferece vários modelos e ideias de negócio. Ele possui muitos serviços, consultorias e cursos para que, diferente do João Paulino, você minimize ao máximo as chances de errar ao montar o seu negócio.

Depois de 10 anos, empreendedor do Sudoeste Paulista se surpreende com a FE24 Conhecimento, network, tecnologia e grandes parcerias foram destaques na Feira do Empreendedor 2024

Serviço:

Sebrae-SP Sudoeste Paulista
Endereço: Rua Ariovaldo Queiroz Marques, 100, Centro – Itapeva/SP
Contato: (15) 3526-6030