No último dia do evento, donos de três negócios apresentaram seus trabalhos para a bancada do programa e conseguiram aporte financeiro e mentorias
21 de outubro de 2025
No último dia da Feira do Empreendedor 2025 (FE25), três empresas atendidas pelo Sebrae-SP enfrentaram os “tubarões” do Shark Tank. A Arena do Conhecimento, espaço na FE25 dedicado a receber as principais palestras do evento, foi palco de uma reprodução do programa em que os donos de negócios apresentaram seus pitches para a bancada do reality show, formada por Caito Maia, fundador da marca de óculos Chilli Beans; Carol Paiffer, CEO da Atom; José Carlos Semenzato, fundador da SMZTO Holding de Franquias; e a empresária Camila Farani, que participou como convidada.
A apresentadora do Shark Tank, Luitha Miraglia, lembrou que foi apenas a terceira vez em que o programa, que completa dez anos em 2025 no Brasil, teve plateia.
O primeiro a subir no palco foi Fábio Maila, da Ilha do Pão de Mel, empresa de Ilha Solteira. Em sua apresentação, ele explicou que está à frente de um negócio familiar com mais de 50 anos de história, e destacou que o carro-chefe dos doces que vende é o pão de mel adoçado com mel e não açúcar como é comum no mercado.
Ele ofereceu 25% de participação na empresa em troca de um investimento de R$ 600 mil. Apesar de o produto ter agradado à bancada, houve dúvidas sobre alguns números do negócio. Caito Maia fez uma proposta que foi aceita: 10% da empresa em troca de uma mentoria; dependendo do desempenho, Maia fará um aporte financeiro.
“A emoção de estar no palco e ser ‘apertado’ por eles (tubarões’) é surreal; foi difícil, mas deu tudo certo; acredito que com a mentoria vamos jogar um outro jogo e entender melhor a operação”, afirmou Maila. “No escritório regional, somos considerados filhos do Sebrae porque fizemos todos os cursos disponibilizados desde março de 2023, desde os mais básicos até o Empretec, e utilizamos alguma coisa de todos para melhorar a empresa; se não fosse o Sebrae, não estaríamos aqui.”
André Mussi e Caio Maselli, da Writeflow, plataforma que une automação e inteligência artificial para eliminar retrabalho e otimizar as operações das empresas, pediram R$ 363 mil por 5% do negócio. A bancada quis mais explicações sobre que tipo de empresa seria cliente da Writeflow, mas, ao final, com exceção de Caito Maia, os “tubarões” fizeram propostas que acabaram reunidas na oferta de R$ 200 mil cada, totalizando R$ 600 mil, com participação de 15% dividida entre Carol, Camila e Semenzato.
“Nós nos preparamos, mas não havia como não ficar ansiosos, mas quando subimos no palco, os sharks passaram segurança e tivemos tranquilidade, as palavras saíram”, disse Caio
“Ter três sharks para ajudar na alavancagem vai ser incrível”, afirmou André. “Vamos aprender muito com essa oportunidade”, completou Caio. Sobre a relação com o Sebrae, Caio foi enfático: “O Sebrae é o maior aliado que uma empresa pode ter; descobrimos o Sebrae há cerca de um ano e a quantidade de coisas que aprendemos é um lucro não em dinheiro… é mais que uma faculdade, vamos levar para o resto da vida como empreendedores. Participamos do Start, Speed e Capital Empreendedor (programas do Sebrae para startups) e nos ajudaram demais”.
O último a fazer o pitch foi Itamar Alves, da Empório Esmeralda, de Marília, que produz geleias e temperos. Alves queria R$ 500 mil por 10% de participação no negócio. Ele contou que precisa de dinheiro para expandir a empresa, uma vez que um comprador quer encomendar 60 mil unidades de geleia, porém, hoje, ele não tem capacidade para produzir tanto.
Ao final da negociação, os quatro “sharks” se comprometeram a fazer mentorias com Alves, porém sem colocar recursos na empresa.
“Para nós, que somos do interior, encarar um palco com os ‘tubarões’ e a plateia fez a adrenalina subir muito, mas estou feliz pela oportunidade, saio daqui com gratidão no coração por tudo o que aconteceu e dizendo que consegui realizar o sonho de apresentar para todo mundo o que está acontecendo na nossa vida”, contou Alves. Ele também destacou o impacto do Sebrae-SP na empresa. “Uma das coisas que fazíamos errado era não querer ouvir, porque você não está apto à mudança, porque acha que tudo o que aprendeu lá atrás era o correto. O Sebrae, com carinho, nos colocou no colo e começou a nos ensinar o beabá novamente. Começou com a roupagem: tínhamos um produto de excelência, mas não estava bem vestido, precisávamos de uma embalagem diferente, uma rotulagem diferente”, concluiu.
Palestras
Mas não foi somente o momento Shark Tank que a Arena do Conhecimento recebeu no último dia da FE25. Mais cedo, a programação do espaço começou com a palestra “Brasilidade, diversidade e oportunidades”, da chef e proprietária da Casa do Porco e do Bar da Dona Onça, Janaína Torres. Ela convocou o empreendedor a valorizar o Brasil como fonte de inspiração para os negócios. Segundo ela, a ancestralidade e a riqueza da cultura gastronômica brasileira abrem um leque enorme de oportunidades. Cada região tem características na culinária que podem ser trazidas para a cozinha dos dias atuais. “Desenvolvi todos os meus negócios pensando na minha paixão pelo Brasil.”
A executiva e professora da área de tecnologia com passagens pelo Google e Microsoft, Lisiane Lemos, levou a palestra “IA sem mistério: produtividade e decisões inteligentes com tecnologia ao seu lado”. Ela abordou questões como a aplicação prática da IA nos negócios; IA como diferencial competitivo e uso ético e estratégico desse recurso.
A atriz e empresária Giovanna Antonelli marcou presença com a palestra “O discurso do óbvio”.
Com o tema “Inteligência Empreendedora”, a FE25 ocorreu de 15 a 18 de outubro no São Paulo Expo, na capital paulista e teve como objetivo fomentar o empreendedorismo com foco na geração de negócios, networking e divulgação de produtos e serviços, além de trazer tendências, oportunidades, tecnologia, histórias inspiradoras, consultorias.