Ação envolve trabalho realizado pelo Sebrae-SP em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Prefeitura de Avaí
20 de outubro de 2025
Os indígenas das aldeias da terra de Araribá, localizada na cidade de Avaí, receberam as Carteiras Nacionais do Artesão nesta quinta-feira, 16, durante a Feira do Empreendedor (FE25), do Sebrae-SP. A entrega foi realizada no estande da Prefeitura de Avaí. A ação envolve a parceria do Sebrae-SP e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) de São Paulo.
A emissão das Carteiras Nacionais do Artesão é resultado de um mutirão realizado pelo Sebrae-SP e SDE nas terras de Araribá, localizadas no município de Avaí. As aldeias Ekeruá, Kopenoty e Tereguá estão presentes no estande da Prefeitura de Avaí na FE25 com exposição e venda dos artesanatos, como chaveiros, colares e pulseiras, além de fazer a divulgação do turismo étnico e comunitário.
Os indígenas participam de projetos realizados pelo Escritório Regional do Sebrae-SP em Bauru. Para a Feira do Empreendedor, receberam capacitações sobre atendimento ao cliente, exposição de produtos e precificação.
“A experiência está sendo muito boa. É uma oportunidade para divulgar o nosso artesanato, mas também o que tem na cidade de Avaí. Os visitantes ficam interessados na nossa cultura e muitos nunca tinham ouvido falar que tinha uma aldeia no interior de São Paulo”, afirmou Joel Henrique, da Aldeia Tereguá. Sobre a Carteira Nacional do Artesão, Joel destacou o reconhecimento como artesão. “Será mais fácil chegar nos pontos de venda”, completou.
O Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, ressaltou o trabalho em parceria com todos os envolvidos para viabilizar a presença das aldeias na FE e a emissão das carteirinhas. “O Sebrae está feliz em celebrar parcerias que apoiam o empreendedorismo e valorizam o artesanato e a cultura”, afirmou. Pelo Sebrae-SP, a iniciativa envolveu a Unidade de Políticas Públicas e Relações Governamentais e o Escritório Regional de Bauru.
“Hoje é um momento especial, de valorização da cultura indígena e da entrega da Carteira de Artesão. Com o documento, eles estão aptos a participar de feiras de artesanato”, ressaltou a prefeita de Avaí, Hellen Rodrigues, que agradeceu a parceria. O estande da cidade destacou ainda a agricultura local, com a produção de laranja, mexerica, limão e a melancia Pingo Doce, caraterizada por ser mais doce e ter menos semente, além de uma variedade na cor amarela.
A cerimônia contou com a presença de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “A realização do mutirão para emissão das carteiras do artesão faz parte das ações da secretaria para atingir cada vez mais artesãos de todo Estado de São Paulo e viabilizar a participação em feiras e outras iniciativas envolvendo o empreendedorismo”, afirmou Myrian Prado, subsecretária de Empreendedorismo e Produtividade da SDE.