10 de outubro de 2024
Na era da Indústria 4.0, as mudanças tecnológicas têm desempenhado um papel fundamental na otimização dos processos logísticos. Nesse contexto, a contagem de inventários com drones desponta como uma inovação revolucionária, trazendo consigo benefícios significativos para as empresas e impulsionando a evolução do setor.
“A contagem de inventários sempre foi um desafio complexo e demorado para as empresas, mas com a adoção de drones, esse processo tem se tornado mais ágil, eficiente e preciso.” – comenta Luiz Fernando Vitorelo, CEO da Max Drone, renomada empresa de prestação de serviços com drones nos mais diferentes setores.
Visando revolucionar a indústria, a Max Drone, juntamente com sua divisão de Pesquisa e Desenvolvimento, lança sua tecnologia de contagem de inventário: Warehouse Max. “O Warehouse Max é uma solução nacional e exclusiva. Ela é bastante versátil, pois permite não apenas ser adaptada a diferentes tipos de necessidades e estruturas logísticas, como também traz múltiplas conferências do estoque.” – ressalta Luiz.
A tecnologia apresentada pela Max Drone possibilita a leitura de códigos de barras, QR codes realizadas tanto por meio de escaneamento a laser configurado na aeronave, quanto pela aplicação de Inteligência Artificial para leitura automática de códigos e contagem de objetos em posições de picking ou estruturas do tipo Drive, por exemplo. Em ambos os casos, são gerados relatórios distintos que podem ser facilmente comparados e importados para o sistema de gestão já utilizado, facilitando a identificação de desvios.
O analista responsável ainda poderá fazer qualquer recontagem necessária de forma remota, acessando imagens das posições que são capturadas pelo drone durante o voo.
Os benefícios da contagem de inventário com drone e seu impacto nas empresas vão desde a redução drástica no tempo de contagem nos armazéns, evitando possíveis interrupções de fornecimento e faturamento; maior agilidade na detecção de irregularidades e na resposta para ajustes, dispensa o uso de outros equipamentos ou maquinários como plataformas elevatórias e empilhadeiras, além de eliminar o risco do trabalho em altura.
Substituir a contagem tradicional pela contagem com drone tem melhorado a rentabilidade das operações nas empresas e permitido que as equipes se concentrem em atividades estratégicas e de maior valor agregado!
“O próximo upgrade do Warehouse Max, que está em desenvolvimento, será a possibilidade de automatização de rotas dentro dos armazéns, para que o drone possa realizar sua operação de voo sem interferência humana através de um simples pressionar de botão!” – orgulha-se Luiz. “Este é o Futuro para quem investe no Presente!”, complementa.
Com 22 anos de história e uma rede com mais de 5.000 pilotos cadastrados, a Max Drone possui escritório no Parque Tecnológico de Sorocaba, onde realiza demonstrações para potenciais clientes. Ainda, oferecem Provas de Conceito dentro dos armazéns para validação dos sistemas nas empresas.