Com população estimada de 46.337 habitantes (IBGE, 2025), o município alia qualidade de vida, infraestrutura robusta e um ambiente propício ao desenvolvimento
16 de setembro de 2025
A cidade de Pederneiras, localizada a cerca de 320 km da capital paulista e próxima a polos regionais como Bauru e Jaú, se destaca por sua posição estratégica no centro geográfico do Estado de São Paulo. Com população estimada de 46.337 habitantes (IBGE, 2025), o município alia qualidade de vida, infraestrutura robusta e um ambiente propício ao desenvolvimento.
Economia sólida e diversificada
Com um PIB municipal de aproximadamente R$ 3,1 bilhões e PIB per capita superior a R$ 64 mil, Pederneiras apresenta crescimento contínuo. Atualmente, são mais de 7.300 empresas ativas em diferentes segmentos, com destaque para os setores químico, mecânico, agroindustrial e de serviços.
Somente em 2025, até agosto, já foram registradas 120 novas empresas, além de um saldo positivo de 587 empregos formais, o que reafirma a vitalidade do ambiente econômico local.
Infraestrutura e logística privilegiadas
Margeada por importantes rodovias estaduais e pelo Rio Tietê, a cidade possui vocação multimodal, integrando os principais modais de transporte:
Além disso, o município dispõe de 8 distritos industriais regularizados, com áreas disponíveis para instalação de novas empresas e projetos.
Sustentabilidade e qualidade de vida
A cidade está localizada sobre o Aquífero Guarani, uma das maiores reservas de água doce do mundo, o que reforça sua vocação ambiental.
Entre os destaques estão:
Cultura, turismo e sociedade em movimento
O município também investe no setor cultural e turístico, fortalecendo opções de lazer, eventos e atividades que valorizam sua história e tradição.
O terceiro setor da economia ganha cada vez mais protagonismo, ampliando oportunidades sociais e culturais.
Uma cidade em expansão
Segundo a prefeita Ivana Maria Bertolini Camarinha, “Pederneiras está pronta para crescer ainda mais, valorizando suas pessoas, cuidando do meio ambiente e criando condições ideais para o desenvolvimento sustentável.”