Pela primeira vez na Feira do Empreendedor Sebrae 2024, Reclame AQUI mostra como ouvir a voz dos consumidores é decisiva para construir confiança e gerar melhorias nos negócios

Reclame AQUI é a maior referência para consumidores que buscam uma diretriz de confiabilidade na tomada de decisões de compra, e, para empresas, o ambiente indispensável para a construção de reputação e relacionamento com seus clientes

13 de September de 2024

O Reclame AQUI, principal ecossistema de opiniões de consumo e pesquisa de reputação de empresas, apontado pelo WPP-BAV como uma das 20 marcas mais influentes do varejo da América Latina,  tornou-se peça chave na relação entre marcas e seus clientes. Na Feira do Empreendedor Sebrae 2024, o RA mostra como a voz dos consumidores dentro da plataforma é decisiva para a sobrevivência e o sucesso dos pequenos e médios negócios. E como consumidores podem melhorar as experiências com as empresas, usando sua voz no Reclame AQUI.

Isso acontece de várias formas, seja dando voz ou fornecendo dados sobre o atendimento das marcas e informações importantes para que os consumidores construam jornadas de compra e pesquisa cada vez mais seguras e confiantes; seja também possibilitando que as empresas ouçam a voz dos seus consumidores e clientes e também a elas mudar o olhar sobre o atendimento oferecido e sobre o próprio negócio.

“O Reclame AQUI tornou-se referência para os consumidores que buscam uma diretriz de confiabilidade para tomarem melhores decisões de compra; e, para empresas, o ambiente indispensável para a construção de reputação e relacionamento com seus clientes. Entendemos que tão importante quanto ser bem posicionado em canais digitais proprietários, é essencial que qualquer companhia, seja ela pequena, média ou grande, tenha uma boa reputação dentro do Reclame AQUI e crie esse espaço de diálogo e solução junto ao consumidor. E a maior mudança para as duas partes vem daí, como a voz do consumidor melhora empresas e, por consequência, o mercado” analisa Felipe Paniago, CMO e Cofundador do Reclame AQUI.

Conhecer e usar o Reclame AQUI a favor do seu negócio

Muitas empresas que estarão na Feira do Empreendedor Sebrae 2024 ainda desconhecem a importância e o valor que o Reclame AQUI tem na estratégia do negócio, e, por isso, o objetivo é apresentar para PMEs – e até aquelas que se “acham pequenas demais” – como podem expandir sua conversa com os consumidores na plataforma e explorar esse ambiente para gerar prova social, dizer aos consumidores que existem, e, por consequência, credibilidade. Além de mostrar o caminho para enxergarem a plataforma como um ambiente de educação e capacitação por meio do RA Educa, o programa educacional que foca em treinamentos de atendimento e construção de reputação.

Durante os 4 dias de evento, o Reclame AQUI terá conteúdos voltados para apresentar o site para consumidores e empresas que ainda desconhecem e como fazer o melhor uso dela, mostrar que dentro do Reclame AQUI – por meio do RA Educa – é possível se desenvolver em atendimento.

Todos os dias será possível acompanhar painéis no estande com a equipe do Reclame AQUI nas mais variadas temáticas. Além de entender e conhecer o RA como parceiro estratégico do negócio, como estar na plataforma ajuda a gerar confiança aos consumidores quando o assunto é golpe e como se prevenir para não ter sua marca numa situação dessas, case de sucesso e outras temáticas que vão ajudar as PMEs a se fortalecer no mercado competitivo.

Atendimento é sinônimo de confiança em qualquer empresa

Mais do que nunca, o atendimento passou a ser sinônimo de confiança (e fator decisor) em toda a jornada de compra, e não apenas mais um item no custo de operação: se trabalhado de forma inteligente, é também branding, lucro e relacionamento. E claro, reputação.

Na plataforma do Reclame AQUI é onde isso acontece, e com a RA Brand Page Iniciante, solução exclusiva para as empresas transformarem seu perfil no site em uma vitrine virtual, elas têm a oportunidade de se relacionar com seus consumidores de forma simples e transparente. Essa ferramenta poderá ser compreendida a fundo por quem estiver em busca de novas soluções e estratégias de negócio na Feira do Empreendedor Sebrae 2024.

Esteja em busca de uma pequena, média ou grande empresa, o consumidor vai passar pelo Reclame AQUI. E com a RA Brand Page pode se tornar uma empresa com o Selo Verificada, verificação que comprova a confiança em fechar negócio com a marca a partir de inúmeros critérios de segurança e reputação.

Como entregar a consumidores experiências impactantes usando o Reclame AQUI?

Nesse ambiente de confiança que é o Reclame AQUI, as empresas verdadeiramente customer centric conseguem melhorar seus negócios, entregando, por exemplo, experiências impactantes e que fazem a diferença na relação com seus clientes. Hoje, boa parte das empresas se identificam dessa forma, com suas ações totalmente focadas no cliente. E o conceito de customer centric virou uma commodity, um “selo de garantia” para atrair a confiança do consumidor. No entanto, nem todas as empresas verdadeiramente calçam os sapatos dos consumidores, sentem suas dores ou, sequer, ouvem o que eles querem.

Aquelas que se importam, usam o Reclame AQUI. É no ambiente do RA que o mundo real das relações consumeristas acontece. O ambiente onde os consumidores contam o que querem das empresas, o que esperam delas. E por meio dessa troca, é possível muito mais do que resolver um problema de consumo, mas, principalmente, identificar problemas em suas operações, como logística, processos internos, estoque, pagamento, tecnologia, e usar esses aprendizados para esses aprendizados para evoluir o negócio.

Com mais de 700 mil empresas cadastradas no site e 24 anos de história, o Reclame AQUI tornou-se sinônimo de confiança para o consumidor e um espaço para as empresas construírem a sua reputação. É o canal preferido do consumidor para reclamar e pesquisar, mais do que em grandes sites de busca, redes sociais e canais reguladores: em 2023, o Reclame AQUI registrou 1,4 bilhão de pageviews e recebeu 22 milhões de acessos/mês.

Os dados chancelam não só o Reclame AQUI como o principal canal de confiança entre consumidores e empresas brasileiras, mas também como estratégia de crescimento dos negócios, sejam eles pequenos, médios ou grandes.

Compreender que ouvir o seus consumidores é capaz de mudar sua empresa é importante para a sobrevivência e sucesso do negócio. Ao entender os consumidores, as jornadas ficam mais claras, e fica menos complicada a comunicação e o relacionamento também. Só assim sua marca consegue se fazer presente e ser considerada importante pra eles.

Patrocinadores da FE24

Platina

Diamante

Ouro

Prata

Bronze

Água oficial

Patrocinadores dos Espaços Sebrae