Reconhecida por sua praia de águas limpas e tranquilas, a cidade recebe ao longo do ano dezenas de milhares de visitantes, que encontram em seu território um ambiente seguro, estruturado e acolhedor
7 de outubro de 2025
Rifaina, localizada às margens do Rio Grande, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, consolidou-se como um dos principais destinos turísticos do interior paulista. Reconhecida por sua praia de águas limpas e tranquilas, a cidade recebe ao longo do ano dezenas de milhares de visitantes, que encontram em seu território um ambiente seguro, estruturado e acolhedor.
O município oferece diferenciais que o tornam único: além dos esportes náuticos, passeios de barco, roteiros de mountain bike, trilhas, caminhadas, cachoeiras, Rifaina ampliou recentemente sua atratividade com a instalação da imagem submersa de Cristo, fomentando a atividade turística também em referência para o mergulho recreativo, esportivo e técnico. O calendário cultural e festivo é outro destaque, com eventos que valorizam tradições religiosas, musicais e esportivas, fortalecendo o turismo de experiência e a identidade local.
O público que busca Rifaina é diversificado: famílias que desejam lazer seguro e contato com a natureza, jovens e esportistas que encontram infraestrutura para aventura e atividades náuticas, além de turistas regionais de cidades vizinhas de SP e MG e visitantes de médio alcance, vindos de polos como Ribeirão Preto, Campinas, Franca região conhecida como Alta Mogiana e Uberaba, Uberlândia e o Triângulo Mineiro.
Entre as oportunidades que se apresentam, destacam-se a consolidação de Rifaina como balneário de referência na região, a diversificação da oferta turística com experiências culturais, pedagógicas e de bem-estar, além do fortalecimento de parcerias público-privadas para investimentos em infraestrutura e inovação. Os principais desafios estão no equilíbrio entre preservação ambiental e crescimento do fluxo turístico, na ampliação da rede de hospedagem e serviços de alto padrão, na qualificação da mão de obra e na necessidade de consolidar a marca “Rifaina” no cenário turístico nacional.
Oportunidades
Desafios