Acessibilidade no espaço do evento
O espaço do evento é todo plano, com rampas de acesso aos estandes, banheiros adaptados, intérprete de libras nas salas de palestras e nos demais locais de atendimento, praça de alimentação acessível, disposição de cadeiras de rodas e credenciamento acessível.
Intérprete de libras
O intérprete de libras estará disponível nas atrações presenciais e nas transmissões online.
Visitas guiadas
Teremos também visitas guiadas exclusivas para clientes com deficiência ou mobilidade reduzida que visitarão a feira desacompanhados, com duração máxima de 2 horas.
Mobilidade facilitada e mais sustentável
O local do evento é próximo a paradas de ônibus e estações de metrô, estimulando o uso de transporte público coletivo para o acesso ao evento.
Além disso, durante o período de realização da Feira do Empreendedor será disponibilizado o serviço de transfer gratuito para visitantes e colaboradores, por meio de vans, com traslado de ida e volta entre o SP Expo e estações de metrô pré-determinadas.
Disponibilização de bicicletário
No SP Expo estão disponíveis gratuitamente 430 vagas para utilização durante o evento.
Disponibilização de estações de recarga para carros híbridos
O edifício garagem do São Paulo Expo possui uma estação de recarga para carros híbridos e elétricos, que permite a carga de forma gratuita.
Recolhimento das credenciais
Na saída do evento teremos um local destinado à devolução das credenciais para que possam ser reutilizadas.
Para a montagem dos estandes, haverá o uso de materiais com menor impacto ambiental como madeiras de reflorestamento (MDF, pinus e compensado), com certificação comprovada, além do uso de materiais que podem ser reutilizados, como metalon, alumínio, TS, PVC e policarbonato.
A comunicação visual do evento prevê o uso de materiais que podem ser reutilizados, como lonas impressas e bagum.
Todas as sinalizações do evento confeccionadas para a cenografia das salas, informativos do evento, backdrop, entre outras, poderão ser doadas para ONGs que promovem a reciclagem e reutilizam esses materiais.
Para além do aspecto estético, a Feira do Empreendedor optou por um paisagismo que busca o equilíbrio entre natureza e arquitetura, com a utilização eficiente dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.
Para não haver descarte, foi adotado o paisagismo natural em mudas plantadas e sem decoração floral.
Uso de lâmpadas de LED nos estandes
Para a montagem de estandes e decoração cênica dos espaços, foi priorizado o uso de lâmpadas com maior eficiência energética e menor consumo de energia, como as lâmpadas LED ou Light Emitting Diode (Diodo Emissor de Luz).
O Pavilhão do evento também utiliza o mesmo tipo de iluminação.
Mapa do evento
Mapa disponibilizado no site do evento, em substituição ao mapa de bolso impresso.
Materiais impressos
Redução da utilização dos materiais impressos utilizados no evento, sendo substituídos por QR Codes.
Opções de alimentação
Na Praça de Alimentação serão disponibilizadas opções de cardápio a fim de atender os diversos tipos de alimentação e restrições alimentares de nossos visitantes.
Oferecendo maior conforto e bem-estar aos visitantes, o evento disponibilizará espaços para descanso em locais específicos do pavilhão, com bancos e estações de recarga de celular.
O Sebrae-SP, com o apoio da Planton, adota ações para a neutralização de carbono durante a FE24.
A Feira de Empreendedor 2024 tem compromisso com a sustentabilidade, por isso adotará medidas importantes para diminuir o impacto ambiental durante a sua realização. A empresa Planton, especialista em sustentabilidade, apoiará a implementação de ações para a neutralização de carbono nos eixos de energia, deslocamentos e gestão de resíduos, em todo o processo de montagem, realização e desmontagem do evento.
Dentre as iniciativas adotadas, haverá a compensação das emissões por meio da aquisição de créditos de carbono de um projeto de energia eólica brasileiro, que substitui fontes de energia não renováveis por opções limpas e mais sustentáveis, e que garantem a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável.
Esse é mais um passo importante do Sebrae-SP para a jornada de sustentabilidade da FE24.
Em seu último dia de participação no evento, deposite sua credencial na caixa de coleta localizada na saída do evento, assim poderá ser reaproveitada para outros eventos.
Se possível, utilize transporte público no seu deslocamento ou adote a prática da carona solidária. O evento oferece transporte gratuito a seus visitantes; utilize nossos traslados!
Optar por utensílios reutilizáveis e evitar o uso de copos e materiais descartáveis demonstram a preocupação com o meio ambiente.
Leve seu squeeze ou sua caneca pois teremos bebedouros disponíveis em pontos estratégicos do evento, próximos aos sanitários. Essa é uma maneira prática de reduzir o desperdício de copos e garrafas descartáveis.
Respeitar a inclusão e diversidade é essencial para um ambiente acolhedor e enriquecedor. Isso inclui usar linguagem inclusiva, evitar estereótipos, promover a representatividade e acessibilidade, lembrando que pequenas ações individuais têm um impacto significativo.
O evento está realizando a coleta seletiva de resíduos para obter um descarte correto e mais sustentável. Dessa forma, o seu cuidado e atenção no descarte dos resíduos é fundamental para o sucesso da proposta sustentável.
As cores das lixeiras de coleta seletiva são uma importante ferramenta para a melhor destinação do lixo. Cada cor representa um tipo específico de material ou resíduo. Aprenda a identificar:
Lixeira vermelha
Plásticos: garrafas pet, embalagens de plástico, sacolas de plástico, entre outros.
Lixeira azul
Papéis e papelão: papéis em geral como panfletos, jornais, revistas e embalagens de papel ou papelão.
Lixeira amarela
Metais: latas de alumínio (refrigerante e alimentos), clipes, grampos e outros metais em geral.
Lixeira verde
Vidros: embalagens de vidro como copos, garrafas, potes e frascos.
Lixeira marrom
Lixo orgânico: restos de alimentos, cascas de frutas e vegetais, borra de café, folhas e sementes em geral.
Lixeira cinza
Lixo não reciclável: embalagens de plástico metalizada como de salgadinhos, caixas tipo Tetra Pak, cerâmicas, espelhos, esponjas de aço, latas de tinta e embalagens de aerossol.